terça-feira, 19 de abril de 2011

Adotar também é um ato de amor.

Adotar é um ato de amor. Para cada cão ou gato comprado, muitos outros que não conseguem um lar são sacrificados... Você tem o poder de salvar uma vida! O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) todos os dias recebe uma enorme quantidade de animais, tanto animais errantes, ou seja, animais que vivem pelas ruas, quantos animais levados por seus próprios "donos", que não os querem mais...
Além disso, ao adotar você deixará de incentivar um comércio que pode causar muito sofrimento para os envolvidos: a venda de animais. Existem muitas pessoas mal intencionadas que apenas criam animais para obter lucro... e não se importam com o bem-estar deles, realizando cruzas indiscriminadas e não se preocupando em eliminar de seus plantéis animais com doenças genéticas. A prova disso é o crescente número de cães com displasia coxofemoral (DCF), gatos persas com doença dos rins policísticos (PKD+) e Maine coons com cardiomiopatia hipertrófica (HCM), entre tantos outros problemas. Vale ressaltar que esses problemas não são exclusividade de “criadores de fundo de quintal”, infelizmente.
Os SRDs, ou, como são mais conhecidos, os vira-latas, são de maneira geral animais muito mais robustos e apresentam menos problemas de saúde. E o mais importante: são tão companheiros e tão maravilhosos quanto qualquer outro animal. Amigos fiéis e eternamente agradecidos por terem sido acolhidos, ao adotar um bichinho você estará ganhando um amigão para toda a vida. Especialmente quando são adotados já adultos, ao contrário do que muitas pessoas pensam.
Os animais que recolhemos das ruas, tratamos e castramos, agora precisam de um lar e de um dono responsável para cuidar deles até o fim da vida... Adotando um deles, você não apenas estará ganhando um grande companheiro como também estará nos ajudando a abrir vagas para novos animais que continuam abandonados pelas ruas à mercê do frio, da fome, de doenças e de todos os perigos que o mundo lá fora representa...
Mas lembre-se: um cão ou gato não é presente nem brinquedo. Eles são seres vivos, e merecem respeito. Afinal, ter um cão ou gato é uma responsabilidade séria. Ao adotá-lo, você se compromete a cuidar dele durante toda a vida, até ele ficar bem velhinho e morrer.
Assim, você não deve vê-lo como algo que possa ser dado de presente a alguém que não sabe da surpresa, não optou por ter um animal nem está preparado para recebê-lo. Animais precisam de cuidados e dão gastos e trabalho. Se decidir dar um gato ou cachorro de presente para alguém, o presenteado deve estar ciente disso e ele próprio precisa responder ao questionário de adoção.
Ao adotar um animal, considere ainda o que será melhor para você: um cão ou um gato, um adulto ou um filhote, de tamanho pequeno, médio ou grande. Nunca adote por impulso. Avalie as condições que você pode oferecer ao animal e, se tiver certeza de que é mesmo o que você quer, vá em frente!
Mas se você estiver realmente decido a ter um animalzinho de raça, não deixe de saber quais são os cuidados fundamentais na hora da compra para ter certeza que estará levando para a casa um animal saudável, garantir muitos anos de alegria e não incentivar a prática de pessoas inescrupulosas que fazem da exploração do sofrimento de animais um meio de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário