sábado, 9 de abril de 2011

Por que castrar animais?


Quando adotamos um animal de estimação, nossa primeira intenção é a de que o bicho seja bem tratado. Cuidamos então para que ele seja vacinado, alimentado e tenha abrigo. No entanto, somente estes cuidados não são suficientes para manter o bem estar de milhares de cães e gatos em todo o mundo. Além de carinho e atenção, é conveniente que se faça a castração do animal.

Isso evita a enorme quantidade de animais abandonados nas ruas e as diversas zoonoses causadas por eles, que na maior parte das vezes não são vacinados. Segundo dados da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal, uma cadela pode gerar até cem filhotes num período de seis anos; já uma gata, em dois anos, dá cria a até 200 filhotes.
Sem contar que animais abandonados são frequentemente vítimas de maus tratos na rua, acidentes e, quando apreendidos pelos centros de controle de zoonoses geralmente são mortos devido a grande quantidade de animais por lá. A castração é uma operação segura, com tempo de recuperação de uma semana em média. É utilizada a anestesia geral e em 24h o animal já entra em processo de recuperação.
E não se preocupe. A quantidade de cachorros e gatos no mundo não vai acabar por que você decidiu castrar o seu bichinho. Esse controle na quantidade de animais é importante pois todos os dias vemos enorme quantidade de cachorros e gatos sofrendo nas ruas. E mais, quando quiser um animal de estimação, ao invés de comprar, adote. Tire um bichinho da rua e diminua o sofrimento.

Vantagens:
- Menos sujeira. Fêmeas no cio passam cerca de dez dias sangrando. Com a castração esse problema é resolvido.
- Menos xixi dentro de casa. Machos castrados tendem a parar de fazer xixi pela casa, pois param de “demarcar território”.
- Menos animais abandonados nas ruas.
- Menor chance de desenvolver tumores e infecções nos órgãos reprodutivos.
- Redução no risco de câncer de mama em cadelas.
- Redução no risco de problemas na próstata e tumores nos testículos.
- Animais castrados fogem menos, são mais contentes e comportados.
- Diminuição das brigas entre cães.
Segundo especialistas, a castração pode causar aumento de apetite, mas nada que brincadeiras ou exercícios físicos e controle na quantidade de alimentação não resolvam. 

Texto: Jacqueline Freire (Jornalista e escritora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário